Encontro Nacional de Educação STEAM

O Encontro Nacional de Educação STEAM 2025 é organizado pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com o patrocínio master da Embaixada dos EUA no Brasil, e patrocínio do Instituto 3M. A iniciativa conta, ainda, com o apoio institucional do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), do Conselho Nacional de Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), e da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

Esta edição segue no formato de um Encontro Nacional de Educação, e tem como um dos principais objetivos estruturar uma rede de multiplicadores formada por gestores das Secretarias Estaduais de Educação e professores líderes de ações escolares em Ciências, Tecnologia, Engenharias, Artes e Matemática (STEAM), com potencial e liderança para articular e aprimorar ações existentes no seu estado, elaborar e implantar novas iniciativas voltadas à aprendizagem ativa de STEAM nas redes públicas de educação básica do Brasil.

Regulamento Encontro Nacional de Educação STEAM 2025

O Encontro Nacional de Educação STEAM será presencial, com duração de cinco (05) dias, a ser realizado de 1-5 de setembro de 2025, no formato de um programa de Formação Continuada, para 200 participantes, com foco em educadores de ensino básico e técnico de escolas públicas, instituições de ensino gratuito, e coordenadores curriculares das secretarias estaduais de educação de todo o Brasil. Dentre os selecionados, 60 participantes terão suas despesas de participação custeadas pelo programa. Durante o programa, os participantes serão expostos a ferramentas digitais e a metodologias de ensino inovadoras que visam ajudá-los a fortalecer a educação pública e promover uma melhor preparação dos jovens brasileiros para o mercado de trabalho. Além do contato com as ferramentas inovadoras, os participantes irão participar de atividades práticas e interagir com os participantes de sua UF para desenvolverem juntos um Plano de Ação para implantação em seus respectivos distritos escolares.

Quem pode participar e número de vagas oferecidas

  • 27 Gestores de Secretarias Estaduais de Educação envolvidos na elaboração e implementação de políticas e/ou programas relacionados ao ensino de Ciências no Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio, recomendados por sua respectiva Secretaria Estadual de Educação;
    • 27 vagas, preferencialmente, uma por unidade da federação – com bolsas.
  • 12 Gestores de Secretarias Municipais de Educação envolvidos na elaboração e implementação de políticas e/ou programas relacionados ao ensino de Ciências no Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio, recomendados por sua respectiva Secretaria Municipal de Educação;
    • 12 vagas, preferencialmente, uma por unidade da federação.
  • 90 Professores do Ensino Fundamental II ou Ensino Médio, de escolas públicas de redes estaduais e municipais;
    • 63 vagas, preferencialmente proporcional às populações das unidades da federação;
    • 27 vagas, preferencialmente, uma por unidade da federação – com bolsas.
  • 71 Professores de Ensino Médio e Técnico de Escolas Técnicas, Institutos Federais, Centros Tecnológicos Estaduais, Senai e Instituições  de ensino gratuito;
    • 65 vagas, preferencialmente proporcional às populações das unidades da federação;
    • 06 vagas, preferencialmente, uma por região da federação – com bolsas.

Benefícios para os participantes

  • Participar de um encontro on-line, no período de 18 a 22 de agosto de 2025, para integração dos participantes e preparação para o Encontro Nacional de Educação STEAM. Estima-se que o participante precisará dedicar, neste período, um total de 10 horas, sendo apenas 3 horas síncronas e as demais horas de atividades individuais com suporte do plantão de dúvidas assíncrono. As atividades síncronas contarão com a presença da equipe organizadora, que compartilhará os objetivos da edição 2025, seus benefícios e fará sugestão de materiais de estudo e atividades de preparação para o Encontro.
  • Participar da semana presencial de imersão, no período de 01 a 05 de setembro de 2025, na USP, em São Paulo. Este evento contará com atividades de sensibilização e formação para o desenvolvimento de planejamento estratégico de políticas e ações voltadas a fomentar a aprendizagem ativa de STEAM (incluindo o estímulo à cultura de aprendizagem criativa – Maker, abordagens investigativas e interdisciplinares, iniciação à pesquisa científica e tecnológica e empreendedorismo) nas escolas públicas e sem fins lucrativos. Estão planejadas:
    • sessões plenárias, palestras e oficinas com líderes educacionais e de empreendedorismo do Brasil e do Estados Unidos,
    • discussões em grupo,
    • construções coletivas e dinâmicas utilizando técnicas de Design Thinking e Maker,
    • elaboração da primeira versão de suas respectivas propostas de Planejamentos Estratégicos, para implementação em suas comunidades escolares.
  • Ter acesso à plataforma de comunicação da Comunidade STEAM para troca de experiências entre os participantes e suporte à distância de especialistas e profissionais da Embaixada dos EUA, do LSI-TEC e da POLI-USP.
  • Ter apoio, durante o Encontro e por meio de interações pela Plataforma da Rede, para planejar, elaborar, implementar e avaliar estratégias e ações voltadas à aprendizagem ativa de STEAM em redes públicas e instituições de ensino gratuito de educação básica.
  • Receber certificado de participação ao final da edição.
  • Passar a fazer parte da rede Alumni da Comunidade STEAM.
  • Participar do edital de recursos semente (‘Small Grants): uma oportunidade para os participantes do Encontro Nacional de Educação STEAM 2025 receberem recursos para colocarem em prática as iniciativas planejadas durante a Semana de Imersão.

Como participar – Inscrições

As inscrições somente podem ser feitas até 19 de maio de 2025, por meio do preenchimento completo do formulário on-line, carregamento do comprovante de vínculo com a instituição de ensino e carta de recomendação  (como arquivo PDF, JPG, GIF ou PNG), necessária para os participantes que pleitearem a bolsa, por meio dos links:

Para gestores, a carta de recomendação deve ser emitida e assinada pela Secretaria de Educação do Estado. O conteúdo da carta deve destacar experiência(s) anterior(es), potencial e liderança do(a) gestor(a) para articular e aprimorar ações existentes, bem como para elaborar e implantar novas ações voltadas à aprendizagem ativa de STEAM na rede desta Secretaria.

Para os professores, a carta de recomendação pode ser emitida e assinada pela Secretaria de Educação do Estado ou Diretoria Regional de Ensino, ou Direção da Escola em que o professor atua.  O conteúdo da carta deve destacar  experiência(s) anterior(es) envolvendo práticas de aprendizagem ativa de STEAM desenvolvidos pelo(a) professor(a) em escola(a) pública(s). Estas práticas podem envolver: estímulo à cultura de aprendizagem criativa – Maker ou abordagens investigativas e interdisciplinares ou iniciação à pesquisa científica, tecnológica e empreendedorismo ou mais de uma das anteriores. Deve ser destacada também a importância para a Escola e para os alunos envolvidos na aplicação destas práticas pelo(a) professor(a) e se ele as fez individualmente ou com outros professores da Escola. 

As inscrições com preenchimento incompleto de itens indicados como obrigatórios no formulário online ou sem carta de recomendação (somente para os participantes que pleitearem a bolsa) não serão analisadas.

Seleção de participantes e dos bolsistas

A seleção dos participantes se dará no período de 20 de maio a 09 de junho de 2025, pelo Comitê Técnico Científico, composto por docentes e pesquisadores da USP, profissionais do LSI-TEC e da Embaixada dos EUA no Brasil.

No período de 10 de junho a 04 de julho de 2025 os selecionados serão contatados por mensagem enviada para os endereços de e-mail cadastrados no formulário de inscrição para confirmar o seu interesse de participação. No caso de vagas remanescentes, candidatos da lista de espera serão contatados por meio dos números de telefone cadastrados no formulário de inscrição.

Caso não seja possível contemplar as vagas disponíveis para gestores e professores de todas as unidades da federação, o Comitê de Seleção decidirá como redistribuir as vagas remanescentes, a fim de atender ao número de 200 participantes nesta edição do programa.

A listagem final dos selecionados confirmados e a programação de atividades de preparação à distância serão publicadas no site do evento, https://encontrosteam.febrace.org.br/v2025, em 07 de julho de 2025.

A seleção e o anúncio dos participantes contemplados com bolsas, e que terão todas as despesas de passagens, diárias e atividades de formação cobertas pelo programa, se dará nos mesmos períodos descritos acima.

O processo de seleção adotado busca atingir excelência, garantindo abrangência, representatividade territorial e impulsionar os potenciais  regionais.

A seleção será realizada pelo Comitê Técnico-científico, utilizando os critérios apontados abaixo:

Critérios:

  • Formulário de inscrição devidamente preenchido e dentro do prazo estabelecido.
  • Relato de experiência relacionado com a temática do evento.
  • Motivação, justificativa e objetivos claros e coerentes com este regulamento.

O processo de seleção dos bolsistas seguirá os mesmos critérios avaliatórios, e serão selecionados os mais bem avaliados, considerando o público e vagas disponíveis:

  • Gestores de Secretarias Estaduais de Educação
    • 27 vagas, preferencialmente, uma por unidade da federação – com bolsas
  • Professores do Ensino Fundamental II ou Ensino Médio
    • 27 vagas, preferencialmente, uma por unidade da federação – com bolsas
  • Professores de Ensino Médio de Escolas Técnicas e Institutos Federais
    • 06 vagas, preferencialmente, uma por região da federação – com bolsas

Taxa de participação, custos, condições e contrapartidas

As informações para aquisição do kit de participação serão enviadas aos professores selecionados, que deverão confirmar presença e fazer o pagamento até o dia 04 de julho. O valor do Kit de participação é de R$250,00 (duzentos e cinquenta reais), com direito a receber uma camiseta e uma bolsa do evento, além de poder participar de todas as atividades presenciais, inclusive das sessões de networking previstas na programação.

As despesas de transporte da cidade de origem até São Paulo e deslocamento terrestre, hospedagem e alimentação são de responsabilidade do participante.

Para os 60 participantes selecionados como bolsistas, a  organização do Encontro Nacional de Educação STEAM e parceiros arcarão com:

  • custos de passagem aérea, deslocamento terrestre, hospedagem e alimentação, no período de 01 a 05/09/25, na USP, em São Paulo. 
  • custos do kit de participação, que inclui uma camiseta, uma bolsa do evento e a participação em todas as atividades presenciais, inclusive as sessões de networking previstas na programação.

A organização do evento NÃO se responsabilizará pelos custos de detalhamento, implantação e avaliação das estratégias e ações propostas pelos participantes para suas redes de ensino.

A organização, mediante solicitação do participante, poderá fornecer declaração de participação nas atividades, para justificativa de ausência no trabalho ou em qualquer outro compromisso previamente assumido, e emitirá certificado de participação no Encontro Nacional de Educação STEAM,  para os que participarem de maneira ativa ao longo da semana de atividades presenciais.

Compromissos dos participantes

Os selecionados que confirmarem a participação na edição 2025 do Encontro Nacional de Educação STEAM deverão se comprometer a:

  • Participar integralmente da semana presencial, no período de 01 a 05 de setembro, na USP em São Paulo.
  • Manter um canal de comunicação ativo via Internet com a Comunidade STEAM, compartilhando experiências e participando de discussões com os participantes e equipe organizadora, sempre com postura aberta e colaborativa.